Bolo lunar Ver também | Menu de navegaçãoGooglenotíciaslivrosacadêmicoBolo lunarAsianweekArquivado em
Culinária da ChinaBolos
chinês simpleschinês tradicionalpinyinFestival de Meio do OutonoFestival da Luacmmmchá chinêsGuangdongGuangxiHong KongMacaufeijão vermelhosemente de lótus
Bolo lunar ou bolinho da lua (chinês simples: 月饼, chinês tradicional: 月餅, pinyin: yuèbĭng) é um pequeno bolo chinês, tradicionalmente comido durante o Festival de Meio do Outono (ou Festival da Lua), mas também comido em outras épocas do ano. Tortas da Lua típicas são ou redondas ou retangulares, medindo em torno de 10 cm de diâmetro e 4 a 5 cm de espessura. Têm uma casca relativamente fina (entre 2 e 3 mm), que envolve um recheio pastoso. São tipicamente pesadas, se comparados com a maioria dos bolos orientais. Normalmente, são comidas em pequenas quantidades, acompanhados de chá chinês.
Os bolos lunares típicos são tortas redondas, medindo cerca de 10 cm de diâmetro e 3-4 cm de espessura. Mooncake cantonês, comido nas regiões do sul da China de Guangdong, Guangxi, Hong Kong e Macau. Um recheio rico e espesso geralmente feito de feijão vermelho ou semente de lótus é cercado por uma fina crosta (2–3 mm) e pode conter gema salgada de ovo de pato. Os bolos lunares são normalmente consumidos em fatias pequenas acompanhadas por chá chinês. Hoje, nos Estados Unidos, é costume que empresários e familiares os apresentem a seus clientes ou parentes como presentes,[1] ajudando a alimentar a demanda pelo doce.
Ver também |
- Festival da Lua
- Culinária chinesa
Torta do Sol
↑ Asianweek Arquivado em 26 de maio de 2010[Erro data trocada] no Wayback Machine.