Inspetor Faustão e o Mallandro Índice Enredo | Elenco | Trilha sonora | Curiosidades | Ligações...


Filmes do Brasil de 1991Filmes de comédia do BrasilFilmes em língua portuguesa


brasileiro1991comédiaaventuraFausto SilvaSérgio MallandroLuiza ToméChiquinho BrandãoCostinhaWandoSidney MagalcontrabandocodornasPantanalafrodisíacasXuxa ProduçõestrashDeusFaustãoMallandrocodornassabão






























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Inspetor Faustão e o Mallandro


Pôster original de lançamento do filme.

Brasil Brasil
1991 •  cor •  85 min 
Direção
Mário Márcio Bandarra
Produção
Diler Trindade
Produção executiva
Tininho Fonseca
Heraldo Born
Argumento
Fausto Silva
Roteiro

Nelson Nadotti
Elenco

Fausto Silva
Sérgio Mallandro
Luiza Tomé
Chiquinho Brandão
Cláudio Mamberti
Costinha
Cláudia Alencar
Gênero

comédia, aventura
Música

Ary Sperling
Direção de arte
Lia Renha

Direção de fotografia
Antônio Penido
Figurino
Madu Penido
Edição
Zé Rubens
Companhia(s) produtora(s)

Xuxa Produções
DreamVision
ART Films
Ponto Filmes
Distribuição

Columbia Tristar
Idioma

português

Página no IMDb (em inglês)

Inspetor Faustão e o Mallandro é um filme brasileiro de 1991, do gênero comédia e aventura, dirigido por Mário Márcio Bandarra.


Estrelado pelo apresentador Fausto Silva e pelo humorista Sérgio Mallandro, também contou com as participações de Luiza Tomé, Chiquinho Brandão, o também humorista Costinha e as participações especiais dos cantores Wando e Sidney Magal.


O filme narra a história do feirante Faustão, que é designado por Deus como "Inspetor Faustão" para acabar com o contrabando local de animais. Com a ajuda de Mallandro, tenta resolver o caso do desaparecimento do último casal de uma espécie rara de codornas do Pantanal, cujos ovos são contrabandeados por possuírem propriedades afrodisíacas.


O filme foi produzido pela Xuxa Produções, DreamVision, ART Films e Ponto Filmes e foi distribuído pela Columbia Tristar Pictures. É considerado um clássico trash brasileiro, marcando uma das duas únicas atuações de Faustão no cinema (juntamente com Sonho de Verão, onde Fausto fez uma rápida aparição).




Índice






  • 1 Enredo


  • 2 Elenco


  • 3 Trilha sonora


  • 4 Curiosidades


  • 5 Ligações externas





Enredo |



Gtk-paste.svgAviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Numa feira de uma pequena cidade de interior, Deus (representado apenas por uma voz em off), preocupado com o forte contrabando de animais no local, designa o feirante Faustão como um inspetor de polícia para a investigação do recorrente comércio ilegal de animais liderado pelo delinquente dono de circo Budum.


Após atender uma ocorrência na feira da cidade, Faustão leva Mallandro a delegacia pelo mesmo ter causado uma confusão ao quebrar diversos objetos de venda de alguns feirantes. Chegando a delegacia, o inspetor descobre que Mallandro é filho do superintendente de polícia e este encarrega Faustão de "treinar" o seu desastrado filho a ser policial, contrariando o próprio Mallandro que sonha em ser cantor (ao contrário do desejo do pai).


Enquanto isso, o desnorteado turista norte-americano Tom Cru tenta impressionar as mulheres da cidade, mas falha em todas as suas cantadas. Após ouvir falar dos poderes afrodisíacos de ovos de uma raríssima espécie de codornas, Tom negocia com Budum uma compra ilegal das aves, a qual dois exemplares desta encontra-se no zoológico local criado pela bela Lucinha, que é namorada de Faustão. Budum consegue sorrateiramente furtar o casal de codornas do zoológico, causando comoção de Lucinha, que rapidamente notifica seu namorado do ocorrido.


O inspetor Faustão encontra mais dificuldades durante sua missão de combater o contrabando pois, além de ter como ajudante o atrapalhado Mallandro, chega em sua casa o seu sobrinho Faustinho para passar alguns dias com seu tio. Tanto o garoto quanto o seu tio, são extremamente gulosos, a qual aparecem frequentemente no filme "paparicando" a geladeira de Faustão. Na casa do inspetor, também vivem os seus cães chamados de Inflação e Salário Mínimo (uma claríssima piada a situação econômica que o Brasil vivia na época). Lucinha também decide se fixar escondida na residência de Faustão, uma vez que ela é considerada suspeita dos roubos das codornas no zoológico.


Ao decorrer da história, Mallandro, mais preocupado em ser cantor do que policial, pede a sua namorada Sandrona que é dona de uma boate para cantar em seu palco no local. Todavia, Mallandro é vaiado pelos presentes, causando fúria em Sandrona, que violentamente agride os convidados. Ela promete a Mallandro apoiá-lo em seu sonho no ramo da música, mas após passar raiva por conta de uma desastrosa apresentação do aspirante a cantor e perceber um lado interesseiro do mesmo por trás do namoro, Sandrona termina seu relacionamento com Mallandro, que se vê agora sozinho e sem apoio nenhum para seguir no ramo artístico.


Após o roubo, Budum vende as tais aves a Tom Cru que agora pretende usar os poderes afrodisíacos de seus ovos para conquistar as mulheres. Após Faustinho encontrar algumas pistas, Faustão, Faustinho e Lucinha vão ao circo de Budum para investigar melhor o caso. Após o inspetor procurar sem sucesso o dono do circo, ele e seu sobrinho se disfarçam de mágicos para melhor realizarem a investigação, mas acabam sendo descobertos por Budum que chama a polícia para prendê-los.


Na cadeia, Faustinho é liberado por ser menor de idade. Após uma breve conversa com Deus, Faustão é liberado por uma "mulher misteriosa" que pagara sua fiança. Ele recebe um recado da moça que o libertou pedindo para encontrá-la na boate de Sandrona para que ela possa dar mais detalhes sobre o roubo das codornas. Chegando no local, Faustão encontra Mallandro pedindo ajuda ao cantor Wando para seguir seu sonho de ser cantor, ao que Wando o ignora enquanto é cortejado por Lucinha, deixando Faustão bastante enciumado. Depois disso, Faustão finalmente encontra a tal moça misteriosa: trata-se de Amélia, namorada de Budum que é tratada pelo mesmo como um mero objeto. Com raiva do meliante, ela se mostra bastante carente e tenta paquerar Faustão, que enciumado com a admiração de Lucinha por Wando, cede às investidas da moça, que conta ao inspetor que Budum havia vendido as aves a Tom Cru. Após receber de Amélia dicas de onde o turista está, Faustão corre atrás do hotel onde Tom está hospedado para recuperar os animais, mas descobre que as codornas foram raptadas novamente por Budum que, através de um bilhete, diz que as aves "são valiosas demais para serem vendidas". Após fazer um boletim de ocorrência, Tom, arrependido de ter comprado as aves, decide ajudar o inspetor Faustão a recuperá-las. Mallandro inicia um breve caso amoroso com Amélia na boate por incentivo de Faustão e Lucinha descobre o tal "poder afrodisíaco" que as aves têm: botar ovos que fazem quem os consumir falar somente a verdade.


Num estúdio de gravação, Mallandro tenta novamente pedir ajuda a Wando para realizar seu sonho. Os capangas de Budum aparecem no estúdio procurando um cantor para se apresentar num leilão que o próprio Budum irá organizar em seu circo para vender os valiosos ovos das codornas e, nisso, Mallandro vê uma oportunidade de mostrar seus talentos como cantor e pede aos bandidos que ele se apresente no local, Mallandro então é aceito.


Sob a justificativa de que as aves não estão cruzando e botando ovos, Lucinha é sequestrada por Budum para cuidar das aves. O bandido também leva os cães de Faustão, Salário Mínimo e Inflação, para os venderem no leilão para serem transformados em sabão. Após dar por falta de sua namorada e de seus animais, Faustão fica sabendo do tal leilão após um amigo lhe telefonar dizendo que Budum esta entregando panfletos na feira da cidade para divulgar o evento. O inspetor se dirige até o circo e encontra o leilão já em andamento com Mallandro se apresentando de forma extremamente ridícula, tomando vaias novamente. No palco do evento também aparece Lucinha e os cães do inspetor. Com alguns ovos finalmente já postos pelas aves, o leilão se inicia e termina com cada comprador com um ovo, inclusive Faustão, que havia se disfarçado. Com exceção de Faustão, todos os vencedores começam a consumir os ovos e todos começam a falar apenas "verdades", sobrando apenas o ovo de Faustão intacto, mas após Budum desmascarar Faustão no leilão, o inspetor é perseguido pelo bandido nos arredores do circo com o único ovo restante. Mallandro ajuda na fuga, revezando a guarda do ovo preciosíssimo por conta de ser uma espécie extremamente rara. Após uma queda, Mallandro quase deixa o ovo cair, mas mesmo assim a casca se rompe e um filhote de codorna nasce de dentro dele. Amélia chama a polícia e Budum é preso juntamente com o restante de sua gangue enquanto Lucinha, Salário Mínimo e Inflação são soltos e o casal de codornas são finalmente recuperados. Amélia desconta sua raiva sobre o então ex-namorado e começa a namorar Tom Cru enquanto Sandrona decide dar uma segunda chance a Mallandro e vai atrás dele.


Após um tempo, Faustão encontra-se trabalhando numa estação de rádio juntamente com Faustinho. O inspetor apresenta sua nova atração em seu programa radiofônico: Mallandro, que finalmente realiza seu sonho e canta sua música na rádio, "O Rap do Ovo". O filme termina com Lucinha e Sandrona vestidas de noiva trazidas por um anjo de Deus ao estúdio cobrando casamento dos dois protagonistas, que por sua vez fogem das duas.



Gtk-paste.svgAviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.


Elenco |




  • Fausto Silva - Inspetor Faustão


  • Sérgio Mallandro - Mallandro


  • Luiza Tomé - Lucinha


  • Chiquinho Brandão - Budum


  • Costinha - Superintendente


  • Caíque Benigno - Faustinho


  • Cláudia Alencar - Sandrona


  • Cláudio Mamberti - Tom Cru

  • Paolla Bettega - Amélia


  • Sidney Magal - ele mesmo


  • Wando - ele mesmo


  • Paulo César Pereio - Deus (voz)


  • Patricia Marx - ela mesma


  • Sandra de Sá - ela mesma


  • Sylvinho Blau Blau - ele mesmo


  • Adriana Esteves - a cantora



Trilha sonora |



Ver artigo principal: Inspetor Faustão e o Mallandro (álbum)


Curiosidades |



  • Foi o último filme de Chiquinho Brandão (1953-1991), falecido em um acidente automobilístico em 1991.

  • Os nomes dos cachorros do Faustão (Inflação e Salário Mínimo) são uma referência ao momento político do Brasil naquela época. Diálogos cômicos de Faustão para com seus bichos como "De novo Inflação?" e "O Salário Mínimo tá sumindo" também fazem referência a esse fato. Até o tamanho dos cães prova isso, já que o Salário Mínimo é pequeno e magro, já o Inflação é grande e gordinho.

  • Foi o primeiro trabalho da atriz Adriana Esteves no cinema.

  • Teve sua primeira exibição na Televisão Brasileira em 4 de janeiro de 1993 no extinto Festival de Férias na Rede Globo.

  • Foi lançado em VHS pela Globo Vídeo posteriormente.



Ligações externas |


  • Cartaz do filme




Ícone de esboço
Este artigo sobre um filme brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


  • Portal do cinema



Popular posts from this blog

VNC viewer RFB protocol error: bad desktop size 0x0I Cannot Type the Key 'd' (lowercase) in VNC Viewer...

Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela Referências Menu de...

looking for continuous Screen Capture for retroactivly reproducing errors, timeback machineRolling desktop...