Rio Pasig Índice Geografia | Geologia | História | Referências | Ver também | Ligações...


Rios das Filipinas


IntramurostagalogrioFilipinasLaguna de Baybaía de ManilaMetro ManilaMarikinaSan JuanestuáriomarésManilaManilapoluídovidaecologistasinglêstagalogLaguna de Baybaía de ManilaLuzonTaguigTaytay (Rizal)Pasig Cityrio MarikinaMakatiMandaluyongManilario San JuanMetro Manilario TaguigPaterosRizalVale MarikinaQuezonrio Tullahanrio ParañaquepontesMetro Manilametropolitano de ManilaMakatiMandaluyongManilaMandaluyongPandacanSanta MesaQuiapoErmitaErmitaBinondoErmitaTondoIntramurosséculo XVIPalácio MalacañangUniversidade Politécnica das Filipinasbaía de ManilaLaguna de Bayrio Marikinafalha geológicahidroviaestuáriomaré alta1983Extremo OrienteIntramurosSegunda Guerra Mundial1989dinamarquesasJoseph Estrada





Rio Pasig


Pasig Dusk.JPG

Às margens do rio Pasig, turista observa o crepúsculo nas muralhas de Intramuros, com a ponte Roxas ao fundo.



















Localização
País

Flag of the Philippines.svg FilipinasVisualizar e editar dados no Wikidata
Localização

Grande ManilaVisualizar e editar dados no Wikidata
Coordenadas

14° 35′ 40″ N, 120° 57′ 20″ LVisualizar e editar dados no Wikidata







Dimensões
Comprimento

25 kmVisualizar e editar dados no Wikidata

























Hidrografia
Tipo

RioVisualizar e editar dados no Wikidata
Área da bacia

570 km²
Nascente

Laguna de BayVisualizar e editar dados no Wikidata
Afluente
principal

rio Marikina e rio San Juan
Foz

baía de Manila








Mapa mostrando o percurso do Pasig.


O rio Pasig (Ilog Pasig em tagalog) é um rio das Filipinas que conecta a Laguna de Bay (via Canal de Napidan) à baía de Manila. Estende-se por 25 km e divide Metro Manila em duas partes. Seu maiores afluentes são os rios Marikina e o San Juan.


O rio Pasig é tecnicamente um estuário. no qual a direcção do fluxo depende do nível da diferença do nível da água entre a baía de Manila e a Laguna de Bay. Durante a estação seca, o nível de água na Laguna de Bay é baixa e a direção do fluxo do rio Pasig depende das marés. Durante a estação chuvosa, quando o nível de água da Laguna de Bay é elevado, o fluxo normal é desta para a baía de Manila.


Costumava ser uma importante rota de transporte na Manila espanhola Manila. Contudo, devido à negligência e ao desenvolvimento industrial, o rio tornou-se muito poluído e é considerado incapaz de abrigar vida pelos ecologistas.


A Comissão para a Reabilitação do Rio Passig (em inglês, Pasig River Rehabilitation Commission - PRRC) foi criada para supervisionar os esforços de reabilitação do rio. Apoiam a PRRC organizações do setor privado como a Clean and Green Foundation, Inc. que implementou a campanha "Um peso para o Pasig" (em tagalog, Piso para sa Pasig).




Índice






  • 1 Geografia


    • 1.1 Afluentes e canais


    • 1.2 Pontes


    • 1.3 Lugares famosos




  • 2 Geologia


    • 2.1 Fluxo das marés


    • 2.2 Enchentes




  • 3 História


    • 3.1 Aumento da poluição


    • 3.2 Esforços de reabilitação




  • 4 Referências


  • 5 Ver também


  • 6 Ligações externas





Geografia |


O rio Pasig move-se geralmente para noroeste por cerca de 25 km desde a Laguna de Bay, o maior lago das Filipinas, até a baía de Manila, na parte sul da ilha de Luzon. Do lago, o rio passa por Taguig, and Taytay (Rizal), antes de entrar na cidade de Pasig City. Essa porção do rio Pasig é conhecida como rio Napindan. De sua confluência com o tributário rio Marikina, o rio então forma uma fronteira comum ao sul entre a cidade de Makati e a cidade de Pasig, e ao norte, à cidade de Mandaluyong. O rio faz uma acentuada curva em direção ao nordeste formando a fronteira entre Manila antes de voltar a dobrar em direção ao oeste, reunindo seu outro maior tributário, o rio San Juan, e segue um sinuoso caminho através do centro de Manila antes de desaguar na baía. Todo o rio e a maior parte de seus tributários localizam-se inteiramente dentro de Metro Manila, a região metropolitana da capital. A ilha de Convalescência, a única ilha dividindo o rio Pasig, encontra-se em Manila e é onde se localiza o Hospício de San José.



Afluentes e canais |


Um dos maiores rios que saem da Laguna de Bay é o rio Taguig, que entra em Taguig antes de tornar-se o rio Pateros e formar a fronteira comum entre o município de Pateros e a cidade de Makati. O rio Pateros entra na mesma confluência onde o rio Napindan River e o rio Marikina River se encontram. O rio Marikina River é o maior dos dois, correndo em direção ao sul desde as montanhas de Rizal e atravessa o Vale Marikina. O rio San Juan River nasce no platô no qual a cidade de Quezon se encontra; seu maior tributário é o arroio Diliman.


No interior da cidade de Manila, há vários esteros ou canais que vão e vem pela cidade e a conectam com o rio Tullahan ao norte e com o rio Parañaque ao sul.



Pontes |




Outra vista do Pasig desde Intramuros. Desta vez, mostrando a ponte Jones e a estação dos correios de Manila.


Há um total de treze pontes que cruzam o rio. Cruzando o Canal de Napindan na cidade de Pasig City está a ponte Bambang. Downstream encontra-se a estrada C-5 conectando as cidades de Makati e Pasig. A ponte Guadalupe, entre Makati e Mandaluyong abriga a Avenida Epifanio de los Santos, a maior autoestrada de Metro Manila, bem como a Linha Azul (Linha 3) do sistema de metropolitano de Manila (MRT). A linha divisória das cidades de Makati e Mandaluyong é outra ponte que conecta as duas cidades e forma o fim da Avenida Makati. A ponte Sevilla conecta Manila e Mandaluyong.


A ponte mais a leste de Manila é a Lambingan no distrito de Santa Ana, seguida pela ponte Padre Zamora (Pandacan) entre Pandacan e Santa Mesa, que também abriga linha sul das Estradas Nacionais Filipinas (Pambansang Daangbakal ng Pilipinas) (PNR). A ponte Mabini (antes chamada de ponte Nagtahan) proporciona um cruzamento para a Avenida Nagtahan, parte da estrada C-2. A ponte Ayala abriga o bulevar Ayala e conecta a ilha de Convalescência às duas margens. Mais para o lado da foz estão a ponte Quezón de Quiapo à Ermita e a ponte da Linha Amarela (Linha 1) do metropolitano de Manila, da estação central à estação Carried, a ponte McArthur de Divisoria a Ermita, e a ponte Jones de Binondo a Ermita. A última ponte perto da foz do rio Pasig é a ponte Roxas, de Tondo à área do Porto de Manila, antigamente conhecida como ponte Del Pan.



Lugares famosos |


A localização do rio Pasig e o subsequente crescimento de Manila e dos assentamentos em seus arredores fez do rio um local privilegiado de desenvolvimento e de eventos históricos. O principal marco às margens do rio é o distrito murado de Intramuros, localizado próximo à foz do rio em sua margem meridional, tendo sido construído pelo governo colonial espanhol no século XVI. Mais acima está o Hospício de San José, um orfanato localizado em uma ilha do Pasig, a ilha de Convalescência. Na margem norte fica o Palácio Malacañang, a residência oficial do presidente das Filipinas. Também na margem norte e dentro do distrito de Manila de Santa Mesa encontra-se o campus principal da Universidade Politécnica das Filipinas.


Na cidade de Makati, ao longo das margens sul do Pasig, encontra-se a pista de corrida Santa Ana e o Rockwell Commercial Center, uma área comercial e de grandes escritórios contendo o shopping Power Plant. Na confluência dos rios Pasig e Marikina River fica a Estrutura de controle hidráulico de Napindan, que regula a vazão de água do Canal de Napindan Channel.



Geologia |




Imagem de satélite da área da Baía de Manila-Laguna de Bay. O rio Pasig River pode ser visto à direita.


As principais bacias hidrográficas do rio Pasig concentram-se nas planícies entre a baía de Manila e a Laguna de Bay. A bacia hidrográfica do rio Marikina ocupa sobretudo o Vale do Marikina, o qual foi formado pela linha de uma falha geológica. O território inundável de Manggahan é uma hidrovia artificial que foi construída visando reduzir as inundações do Vale do Marikina durante a estação chuvosa ao levar o excesso de água para a Laguna de Bay.



Fluxo das marés |


O rio Pasig é tecnicamente considerado um estuário. Próximo ao fim do verão ou da estação seca (abril e maio), o nível da água na Laguna de Bay chega a um mínimo de 10,5 metros. Durante as épocas de maré alta, o nível da água do lago pode ficar abaixo do da baía de Manila, resultando em uma vazão inversa da água do mar da baía para o lago. Isso também ocasiona um aumento da poluição e dos níveis de salinidade na Laguna de Bay nessa época do ano.[1]



Enchentes |


O rio Pasig River é vulnerável à inundação nas épocas de chuva forte e o tributário rio Marikina é a principal fonte dessa água. O território inundável de Manggahan foi construído para desviar o excesso de água do rio Marikina para a Laguna de Bay, a qual então serviria como reservatório temporário. Pelo projeto, o território é capaz de controlar 2400 m³/s de vazão de água, embora a vazão atual esteja em torno de 2000 m³/s. Para complementar, o Sistema de Controle Hidráulico de Napindan (NHCS) foi construído em 1983 na confluência do rio Marikina com o Canal de Napindan para regular a vazão de água entre o rio Pasig e o lago.[2]



História |




O rio Pasig River em 1899


Antes da urbanização maciça de Manila, o rio Pasig River serviu como um importante meio de transporte e funcionava como a o coração da cidade e centro de suas atividades econômicas. Os primeiros assentamentos muçulmanos estabeleceram-se ao longo de suas margens e os espanhóis, quando fizeram de Manila a capital de suas possessões coloniais no Extremo Oriente, construíram a cidade murada de Intramuros na margem mais ao sul, próxima ao delta do rio.



Aumento da poluição |


Após a Segunda Guerra Mundial, o crescimento maciço da população, a construção de infra-estruuras e a dispersão das atividades econômicas para os subúrbios de Manila deixaram o rio abandonado. Suas margens atraíram moradores informais e as fábricas remanescentes jogavam seus resíduos dentro do rio, fazendo dele um grande esgoto.[3]


O aumento da poluição no rio foi primeiramente notada na década de 1930 quando observou-se que a migração de peixes da Laguna de Bay diminuíra. As pessoas deixaram de usar a água do rio para lavarem suas roupas e na década de 1960 e o transporte por balsa entrou em declínio. Pela década de 1970, o rio começou a despreender um cheiro bastante desagradável e nos anos 1980, pescar nele tornou-se inviável. O rio Pasig foi considerado biologicamente morto na década de 1990.[3]



Esforços de reabilitação |


Esforços para "reviver" o rio começaram em dezembro de 1989 com a ajuda de autoridades dinamarquesas. O Programa de Reabilitação do rio Pasig (PRRP) foi estabelecido, em conjunto com o Departamento de meio ambiente e recursos naturais das Filipinas como agência principal com a coordenação da Assistência Dinamarquesa de Desenvolvimento Internacional (DANIDA).[4]


Em 1999, o presidente Joseph Estrada assinou a Ordem Executiva nº 54 estabelecendo uma Comissão de Reabilitação do rio Pasig (PRRC) para substituir o antigo PRRP com poderes adicionais como o tratamento de resíduos e a realocação de ocupantes ilegais.[4]



Referências |





  1. (Laguna de Bay) Lake Elevation - Laguna Lake Development Authority


  2. Laguna de Bay Masterplan - Laguna Lake Development Authority


  3. ab Programa de Reabilitação do rio Pasig


  4. ab "Um rio morto retorna à vida" - Santelices, Menchit. Philippine Information Agency.




Ver também |



  • Terremoto de Casiguran de 1968

  • Laguna de Bay

  • Baía de Manila

  • Rio Marikina

  • Rio San Juan



Ligações externas |




  • Artigo da Agência Filipina de Informação sobre o rio Pasig (em inglês)


  • Comissão de Reabilitação do rio Pasig (em inglês)


  • Página sobre o rio Iloilo (em inglês)




Popular posts from this blog

Couldn't open a raw socket. Error: Permission denied (13) (nmap)Is it possible to run networking commands...

VNC viewer RFB protocol error: bad desktop size 0x0I Cannot Type the Key 'd' (lowercase) in VNC Viewer...

Why not use the yoke to control yaw, as well as pitch and roll? Announcing the arrival of...