Universidade Federal do Pampa Índice História | Diretrizes | Pesquisa | Identidade Visual |...


Universidades federais do BrasilUniversidades do Rio Grande do SulEducação em Bagé


instituição de ensino superiorpública federalestadoRio Grande do Sul2017MECÍndice Geral de CursosUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMUniversidade Federal de Pelotas - UFPELINEPUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM)Universidade Federal de Pelotas (UFPel)Lei 11.640 de 11 de janeiro de 2008BagégestãoLegislaçãoEstatutoregimentosAlegreteBagéCaçapava do SulDom PedritoItaquiJaguarãoSantana do LivramentoSão BorjaSão GabrielUruguaianaConcurso Vestibularjunho2006SisuformaturasseloCorreiosSisuEnemSisuA criação do curso havia sido confirmada em 2015bibliotecaslaboratóriosConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)São GabrielSão GabrielBagéPermianoMestrado em BioquímicaDoutorado em BioquímicaMestrado em Ciência AnimalMestrado em Ciências Farmacêuticasverdepampacoxilhanaturezaárvore









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2019). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Universidade Federal do Pampa


Unipampa
Fundação
2008
Tipo de instituição
Pública Federal
Mantenedora

Coat of arms of Brazil.svg Ministério da Educação

Localização

Bagé, Brasão do Rio Grande do Sul.svg Rio Grande do Sul

Reitor(a)
Marco Antonio Fontoura Hansen

Vice-reitor(a)
Maurício Aires Vieira

Docentes
819 (2015)[1]
Total de estudantes
13,000 (2015)[1]

Graduação
10,749

Pós-graduação
1,285

Campus


Cores da escola
Branco, preto e verde             
Afiliações

CRUB e RENEX

Orçamento anual
149 247 540,00[2]
Página oficial

www.unipampa.edu.br

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, fundada em 2008 e estabelecida no estado do Rio Grande do Sul. Em 2017 foi considerada a quinta melhor instituição de ensino superior gaúcha [3] segundo avaliação do MEC medida pelo Índice Geral de Cursos (IGC). Superando o Índice Geral de Cursos de universidade como: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, as quais foram responsáveis, juntamente com o MEC, pela implantação da UNIPAMPA.


A UNIPAMPA, entre as instituições públicas, conta com o melhor curso de graduação em Ciências Econômicas do Brasil, segundo o INEP. [4]




Índice






  • 1 História


  • 2 Diretrizes


  • 3 Pesquisa


  • 4 Identidade Visual


  • 5 Referências


  • 6 Ligações externas





História |




Unipampa - Campus Caçapava do Sul


No início de suas atividades, era apenas uma extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para os campi da região norte - Alegrete, Uruguaiana, São Gabriel, Itaqui e São Borja - e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para os campi da região sul - Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Jaguarão e Caçapava do Sul. Os cursos oferecidos na Unipampa a partir da sua criação em 2006 até o ano de 2008, possuíam as mesmas matrizes curriculares da UFSM e UFPel, de acordo com cada campus. Após a promulgação de sua independência, foi estabelecido um novo currículo para cada curso.


A Universidade Federal do Pampa foi criada, ou tornada independente visto que já se encontrava em atividade, pela Lei 11.640 de 11 de janeiro de 2008, como "Fundação Universidade Federal do Pampa", de natureza pública, com sede e foro na cidade de Bagé, no Estado do Rio Grande do Sul. É dotada de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, observada a Legislação vigente e o presente Estatuto, bem como o Regimento Geral e os regimentos dos órgãos que compõem a estrutura institucional e as resoluções de seus órgãos colegiados.


A Unipampa é uma instituição federal de educação superior multicampi, com os campi localizados em Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. Por se tratar de uma única universidade, embora estruturada em vários espaços, não há, a rigor, uma ordem de importância para qualquer um dos campi.


O primeiro Concurso Vestibular da Unipampa ocorreu nos dias 17 e 18 de junho de 2006. O início das aulas ocorreu em 16 de outubro de 2006. O ingresso na UNIPAMPA a partir de 2010 passou a ser exclusivamente através do Sisu. Para celebrar as primeiras formaturas da Universidade, um selo comemorativo foi confeccionado pelos Correios e distribuído com os convites.


Atualmente conta com 12 mil alunos distribuídos entre seus dez campi, sendo alunos de graduação e pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização).


A Unipampa ofereceu 2.725 vagas em 2011 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e em ações afirmativas de inclusão social. Com o crescimento gradual do número de cursos e vagas, em 2015 a Unipampa ofereceu 3.120 vagas em 61 cursos, na primeira edição do Sisu. Em 2016, foram ofertadas pelo Sisu 3.180 vagas em 64 cursos de graduação. Com a aprovação do curso de Direito para o campus Santana do Livramento, mais 50 vagas foram oferecidas na segunda edição do Sisu em 2015. A universidade trabalha para oferecer uma extensão do curso de Direito no Campus São Borja, futuramente. Em 2016, a criação do curso de Medicina em Uruguaiana acrescentou 80 vagas para ingresso na graduação. A criação do curso havia sido confirmada em 2015.



Diretrizes |


Dada a sua estrutura originária multicampi, a Unipampa observa as seguintes diretrizes de organização: unidade de administração e patrimônio, com organização sistêmica multicampi de bibliotecas, laboratórios e outras instalações, equipamentos e tecnologias; convergência de áreas do conhecimento, nas Unidades Universitárias, abrangendo ensino, pesquisa e extensão; descentralização de responsabilidades e competências de gestão às Unidades Universitárias e Órgãos Complementares; cooperação entre as Unidades Universitárias e os Órgãos Complementares, visando unidade de ação no desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Institucional e economicidade na gestão do corpo docente e técnico-administrativo em educação, dos recursos materiais, tecnológicos e financeiros.



Pesquisa |


A área de Pesquisa tem se desenvolvido com especial atenção à matriz econômica regional, predominantemente agropecuária, sem descuidar dos temas mais atuais em diversas áreas. Em agosto de 2015, a Unipampa apresenta 122 grupos de pesquisa certificados junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


A área de Ciências Agrárias apresenta grande número de grupos dedicados a investigações relacionadas aos temas da produção agropecuária e a inovações no setor primário, como os aperfeiçoamentos nos ramos da aquicultura, apicultura, fruticultura e vitivinicultura, além de recursos florestais, por exemplo.


No campo das Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas há grupos investigando novos potenciais de desenvolvimento na região. Há inserção de temas novos no cenário, como a criação de softwares, estudos nas áreas ligadas à Física, à Química e à Matemática, geração de energias renováveis, novas tecnologias para a construção civil e o transporte. Potenciais locais também são estudados, como novos compostos biologicamente ativos a partir da fauna e da flora do Bioma Pampa, o uso correto dos recursos hídricos e as dinâmicas ecológicas regionais.


Os aspectos humano e social também são fontes de motivação de diversos grupos de pesquisa, abrangendo temas variados, como a relação entre movimentos sociais e o Estado, interfaces da área de Relações Internacionais, turismo, a divulgação científica, a cultura, o empreendedorismo, os direitos humanos, a família, a formação de professores e estudos na área de linguística. A História é nexo comum a grupos dedicados ao estudo da mídia, da política regional e do ambiente fronteiriço entre Argentina, Brasil e Uruguai. As pesquisas realizadas na área de Linguística, Letras e Artes ligam-se aos temas da cognição, currículo, literatura em região de fronteira e linguística.


A área de Ciências da Saúde é representada por grupos de pesquisa que investigam temas como a Nutrição, a atuação na área de Enfermagem, os comportamentos frente à medicalização da vida, neuromecânica aplicada, fisioterapia, neurociência, farmacologia, entre outros temas.











































Grupos de Pesquisa certificados (ago/2015)
Ciências Agrárias
27
Ciências Exatas e da Terra
18
Ciências Sociais Aplicadas
17
Ciências Biológicas
15
Engenharias
14
Ciências da Saúde
14
Ciências Humanas
13
Lingüística, Letras e Artes
4
Total Geral
122

O campus de São Gabriel tem se destacado nas pesquisas paleontológicas, que têm sido feitas em uma área que compreende a cidade de São Gabriel até a cidade de Bagé, e que pertencem ao período Permiano. [5]


Neste mesmo Campus existe um grupo de pesquisa voltado ao estudo da vegetação da Antártica onde, anualmente, realizam expedições de coletas no continente gelado. Muitos alunos, principalmente do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCB), participam das expedições.


O Campus São Gabriel também é referência em sequenciamento de DNA, pois possui um laboratório equipado com sequenciador de Nova Geração, utilizados para estudos metagenômicos.


No campus de Uruguaiana a UNIPAMPA concentra 4 cursos de pós-graduação: Mestrado em Bioquímica, Doutorado em Bioquímica, Mestrado em Ciência Animal e Mestrado em Ciências Farmacêuticas. Os cursos atuam em cooperação e as principais linhas de investigação dizem respeito à bioprospecção molecular, potencial biológico de compostos naturais e compostos bioativos, controle de qualidade de fármacos, sanidade animal, e reprodução animal. O campus Uruguaiana também se destaca por ter a maior captação de recursos externos via projetos de pesquisa científica e tecnológica.



Identidade Visual |


O logotipo da Unipampa é formado por uma listra verde que simboliza um pampa ou uma coxilha e as ideias de "amplitude", de "horizontes infinitos", de "campo", de "natureza", de "fluidez do conhecimento", de "identidade regional" e de "elevação para altos destinos". Por sua vez, a árvore de três copas representa, em conjunto, o ensino, a pesquisa e a extensão, transmitindo também ideia de "crescimento", "frutificação", "perene renovação" e "acolhimento".



Referências




  1. ab «Dados Institucionais, outubro 2015.» (PDF). Consultado em 22 de janeiro de 2016 


  2. «Contas Abertas: Orçamento das Universidades Federais» (PDF). Consultado em 8 de janeiro de 2013 


  3. «Página oficial: Curso de Ciências Econômicas da Unipampa é o melhor do Brasil das instituições públicas». Consultado em 16 de abril de 2017 


  4. «Curso de Ciências Econômicas da Unipampa é o melhor do Brasil das instituições públicas | Unipampa». novoportal.unipampa.edu.br. Consultado em 16 de abril de 2017 


  5. Stereos
    pondyls




Ligações externas |



  • Sítio oficial

  • Página do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) Unipampa: http://www12.unipampa.edu.br/sisu/

  • Identidade Visual da Unipampa: http://www.unipampa.edu.br/portal/universidade/79

  • Logotipo da Unipampa em JPG em alta resolução: http://novoportal.unipampa.edu.br/novoportal/968

  • Logotipo da Unipampa em RGB: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Universidade_Federal_do_Pampa_(UNIPAMPA)

  • Adesivo para identificação da frota da Unipampa: http://www.unipampa.edu.br/portal/documentos/doc_download/2589-

  • Portaria de 17/10/2016, no DOU































Popular posts from this blog

Couldn't open a raw socket. Error: Permission denied (13) (nmap)Is it possible to run networking commands...

VNC viewer RFB protocol error: bad desktop size 0x0I Cannot Type the Key 'd' (lowercase) in VNC Viewer...

Why not use the yoke to control yaw, as well as pitch and roll? Announcing the arrival of...