Pêndulo de Newton Índice Descrição e propósito | Invenção e desenho | Referências Literatura |...
Experimentos de físicaIsaac Newton
Isaac Newtonconservação do momentoenergiafísicaspêndulosfísicofrancêsAbbé Mariotteséculo XVII1967Simon PrebbleHarrodsLondresescultordiretor de cinemaRichard Loncraine
O Pêndulo de Newton ou Berço de Newton é um dispositivo que recebe o nome do físico Sir Isaac Newton por demonstrar empiricamente a conservação do momento e da energia, leis físicas estudadas e demonstradas por Newton.
Índice
1 Descrição e propósito
2 Invenção e desenho
3 Referências
4 Literatura
5 Ver também
6 Ligações externas
Descrição e propósito |
É construído a partir de uma série de pêndulos (normalmente 5) adjacentes uns dos outros. Cada pêndulo está anexado a uma armação por duas cordas de igual comprimento e ângulos opostos formados entre estas. Se essas cordas não fossem iguais em comprimento, as bolas ficariam desequilibradas. Esse arranjo de cordas restringe os movimentos do pêndulo ao mesmo plano.
O comportamento do pêndulo decorre da conservação do momento e da energia apenas no caso de dois pêndulos. Na verdade, se houver n pêndulos existem também n velocidades desconhecidas para serem calculadas a partir das condições iniciais. Uma outra condição para o resultado observado é que uma onda de impacto deve se propagar livre de dispersão por entre a cadeia de bolas.
O princípio demonstrado pelo dispositivo, a lei do impacto entre os corpos, foi mostrada primeiramente pelo físico francês Abbé Mariotte, no século XVII.
[1][2] Sir Isaac Newton reconheceu o trabalho de Mariotte, dentre outros, em seu Philosophiae Naturalis Principia Mathematica.
Invenção e desenho |
Desde sua produção, em 1967, pelo ator Simon Prebble, o pêndulo de Newton se tornou um brinquedo popular em ambientes de trabalho. De início, uma versão de madeira era vendida pela Harrods em Londres e mais tarde um desenho cromado foi criado pelo escultor e posterior diretor de cinema Richard Loncraine.
Referências
↑ «Harvard website page on Newton's Cradle». Consultado em 7 de Outubro de 2007
↑ "Edme Mariotte" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.
Literatura |
- F. Herrmann, P. Schmälzle: A simple explanation of a well-known collision experiment, Am. J. Phys. 49, 761 (1981)
- F. Herrmann, M. Seitz: How does the ball-chain work?, Am. J. Phys. 50, 977 (2012)
Ver também |
- Clackers
- Bolimbolacho
Ligações externas |
- Further explanation