Manuel Beckman Biografia | Bibliografia | Referências Menu de navegação«Conheça curiosidades sobre...


Nascidos em 1630Mortos em 1686Mortos em 1685HomensRevolucionários do Brasil


portuguêsBrasilIndependênciaTiradentesalemãorio MearimCâmara MunicipalInquisiçãoForte de Santo Antônio de GurupáCompanhia de Jesusindígena24 de fevereiro1684Companhia Geral de Comércio do MaranhãoGomes Freire de Andrade15 de maioGomes FreireJorge de Sampaio de Carvalhoforca2 de novembro1685praia do Armazémhasta públicaGomes FreireManuel BeckmanPirâmide de Beckmanrevolta colonial de 1684PelourinhoAssembleia Legislativa do Maranhão






































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Manuel Beckman
Nascimento

1630
Morte

1686 (56 anos)
Cidadania

Brasil
Ocupação

político

[edite no Wikidata]


Manuel Beckman foi um senhor de engenho e revolucionário português radicado no Brasil. É considerado por alguns autores como um "protomártir" da Independência, muito antes da figura de Tiradentes. O sobrenome Beckman, de origem germânica, é frequentemente grafado em sua forma aportuguesada, Bequimão.



Biografia |


Filho de pai alemão e mãe portuguesa, que ainda muito jovem viera para a região, veio a tornar-se senhor de engenho na região do rio Mearim, no Estado do Maranhão, com o irmão Thomas, advogado.


Manuel foi vereador da Câmara Municipal de São Luís. Os registros da Inquisição de Lisboa referem um inquérito sobre os irmãos Beckman (Manuel e Thomas), acusados de judaísmo (IAN/TT, IL – CP, livro 255, f. 52 (1675)). Manuel teria sido deportado, por dois anos, para o Forte de Santo Antônio de Gurupá.


Os irmãos envolveram-se nas divergências entre proprietários locais e religiosos da Companhia de Jesus, com relação à escravização do indígena, culminando, na noite de 24 de fevereiro de 1684, durante as festividades de Nosso Senhor dos Passos, numa violenta reação contra o estanco (monopólio) da Companhia Geral de Comércio do Maranhão, envolvendo de sessenta a oitenta dos chamados "homens-bons" da região.


A revolta foi debelada no ano seguinte, com a chegada de tropas sob o comando do tenente-general Gomes Freire de Andrade a São Luís (15 de maio). Gomes Freire expediu ordem de prisão contra Manuel Beckman, que fugira, oferecendo por sua captura o cargo de Capitão das Ordenanças. Para obtê-lo, Lázaro de Melo, afilhado e protegido de Manuel, traiu o padrinho e entregou-o preso. Entretanto, empossado no cargo, os seus comandados repudiaram-lhe o gesto vil, recusando-se a obedecer-lhe as ordens. Queixando-se disso ao governador, afirma-se que Gomes Freire, governador do Maranhão, ter-lhe-ia respondido:


"Nada tenho que fazer. O que o governo prometeu, cumpriu. Obrigar os subordinados a aceitar o seu comando está fora dos poderes do governo, ou melhor, já não é de minha alçada. Faça por ser obedecido."

Apontados como líderes da revolta, Manuel Beckman e Jorge de Sampaio de Carvalho receberam como sentença a morte pela forca. Os demais envolvidos foram condenados à prisão perpétua. A execução pública de Beckman e de Sampaio ocorreu em 2 de novembro de 1685 (10 de novembro, segundo outras fontes), na chamada praia do Armazém.


Tendo os bens dos Beckman sido sequestrados e ido a hasta pública, Gomes Freire arrematou-os todos e devolveu-os à viúva e filhas do revoltoso.


Na Avenida Beira-mar, fica a Praça Manuel Beckman (Praça 15 de Novembro), com a Pirâmide de Beckman, obelisco construído em 1910, em homenagem ao líder da revolta colonial de 1684. A pirâmide teria sido erguida aproveitando a base do pedestal do antigo Pelourinho de São Luís, de 1815, sendo assim o monumento mais antigo da capital.[1]


A Assembleia Legislativa do Maranhão fica localizada no Palácio Manuel Beckman.



Bibliografia |


  • LISBOA, J. Francisco. Crônica do Brasil colonial: apontamentos para a história do Maranhão. Petrópolis: Vozes, 1976.


Referências




  1. «Conheça curiosidades sobre alguns dos monumentos de São Luís | O Imparcial». O Imparcial. 6 de novembro de 2015 



  • Portal de biografias
  • Portal da história
  • Portal do Maranhão







Popular posts from this blog

VNC viewer RFB protocol error: bad desktop size 0x0I Cannot Type the Key 'd' (lowercase) in VNC Viewer...

Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela Referências Menu de...

looking for continuous Screen Capture for retroactivly reproducing errors, timeback machineRolling desktop...