Polca-rock Referências Menu de navegação«Jerry Espíndola aposta no impacto da polca-rock»


Música folclóricaGêneros de rockCultura de Mato Grosso do SulRock do Rio Grande do Sul


Mato Grosso do SulchamaméguarâniarasqueadocururuBacia do PrataRio Paraguai1964EPTetê e o Lirio SelvagemGeraldo RocaJerry EspíndolaJerry Espíndola & Croa




Polca-rock é um ritmo ternário criado e difundido por artistas do estado de Mato Grosso do Sul, onde é muito popular.[1] O gênero se baseia em ritmos fronteiriços, como a polca-paraguaia, o chamamé, a guarânia, o rasqueado, cururu e outros movimentos musicais que englobam o 3/4. Todos esses ritmos são originários das regiões que são banhadas pela Bacia do Prata, onde corre o Rio Paraguai.


Em 1964 a banda Sandro y Los de Fuego gravou na Argentina o EP Presentando a Sandro (CBS) incluindo o tema "Polka rock" de Alejandro Chamica. Inicialmente, o ritmo aparece na década de '70 com os artistas: Tetê e o Lirio Selvagem e Geraldo Roca, e depois disso, o ritmo acaba sendo difundido pelas bandas que surgiram no início da década de '90 como a Croa (que futuramente se funde com Jerry Espíndola, virando Jerry Espíndola & Croa) e Arara Rara, além de cantores como o próprio Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira. O movimento toma proporções maiores, e outras grandes bandas locais começam a gravar algumas canções no ritmo polca-rock, tais como Filho dos Livres e Velho do Rio.



Referências




  1. Carlos Calado (31 de março de 2001). «Jerry Espíndola aposta no impacto da polca-rock». CliqueMusic 



  • Portal da música
  • Portal do Mato Grosso do Sul
  • Portal do Rio Grande do Sul



Popular posts from this blog

Why not use the yoke to control yaw, as well as pitch and roll? Announcing the arrival of...

Couldn't open a raw socket. Error: Permission denied (13) (nmap)Is it possible to run networking commands...

VNC viewer RFB protocol error: bad desktop size 0x0I Cannot Type the Key 'd' (lowercase) in VNC Viewer...