The Hitchhiker's Guide to the Galaxy Índice Enredo | Publicações impressas | Filme | Ligações...


The Hitchhiker's Guide to the GalaxyLivros do Reino UnidoSéries de livrosRadionovelas


BrasilPortugalficção científicaDouglas AdamsBBC Radio 41978trilogia19791992romanceEoin Colfer2009série de TV1981romancequadrinhosDC Comics19931996romanceReino Unidoabril200520042005séries de TVjogo de computadorroteirofilmeHollywoodAdamsNeil GaimanBBCh2g2BetelgeuseZaphod BeeblebroxMarvinpoesiasGarth Jennings Trillian Randomfase quintessencialnavio de batalhasburocraciaO Guia do Mochileiro das GaláxiasDouglas AdamsCoração de OuroCompanhia Cibernética SíriusQIdepressãoAndrew MarshallStephen MooreEeyoreClement FreudEditora BrasilienseEditora SextanteDouglas AdamsEoin ColferDouglas Adams20012005Touchstone PicturesSpyglassDouglas Adams




















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































The Hitchhiker's Guide to the Galaxy


Capa da edição brasileira, pela Editora Arqueiro.
Criador

Douglas Adams
Trabalho original

 Reino Unido
Publicações impressas
Livros

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy: The Original Radio Scripts (1985)
Starship Titanic (1997)
Filmes e televisão
Filmes

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (2005)
Séries de televisão

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (1981)
Áudio
Programas de rádio

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy Primary and Secondary Phases (1978–80)
The Hitchhiker's Guide to the Galaxy Tertiary to Quintessential Phases (2004–5)

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (no Brasil O Guia do Mochileiro das Galáxias, em Portugal À Boleia Pela Galáxia)[1] é uma série de ficção científica cómica criada por Douglas Adams.[2] Originalmente era transmitida na BBC Radio 4 em 1978,[2] foi mais tarde adaptada para outros formatos, e após vários anos se tornou um fenômeno internacional. As adaptações incluíram espetáculos de palco, uma "trilogia" de cinco livros publicados entre 1979 e 1992,[1] um sexto romance escrito pelo Eoin Colfer, em 2009,[3] uma série de TV de 1981,[4] um jogo de computador de 1984,[5] e três séries de três partes de adaptações de romance para quadrinhos publicados pela DC Comics entre 1993 e 1996. Houve também duas toalhas, produzidas por Beer-Davies, que são considerados por alguns fãs como uma "versão oficial" do Guia do Mochileiro das Galáxias, uma vez que incluem o texto do primeiro romance. [6][7] Uma versão cinematográfica de Hollywood financiada, produzida e filmada no Reino Unido, foi lançada em abril de 2005, e adaptações de rádio dos terceiro, quarto e quinto romance foram transmitidos entre 2004 e 2005. Muitas dessas adaptações, incluindo os romances, as séries de TV, o jogo de computador, e os primeiros rascunhos do roteiro do filme de Hollywood, foram feitos pelo próprio Adams, e alguns da adaptação de palco mostra novo material escrito por Adams.


O título é o nome fictício de um excêntrico dicionário, que possui definições e opiniões sobre todo o universo, O Guia do Mochileiro das Galáxias, que tem um lugar de destaque na série. O guia define a terra como: praticamente inofensiva.


O Guia do Mochileiro das Galáxias é muitas vezes abreviado "HHGTTG​​" (como o usado em sites de fãs) ou "H2G2" (utilizado pela primeira vez por Neil Gaiman como um título de capítulo em Don't Panic: The Official Hitchhiker's Guide to the Galaxy Companion, posteriormente, pelo guia online fundado por Adams e operado pela BBC, h2g2). A série também é muitas vezes referida como "O Guia do Mochileiro", "Mochileiro das Galáxias", "Mochileiro", ou simplesmente "[O] Guia". Este título pode se referir a qualquer uma das várias encarnações da história de que os livros são os mais amplamente distribuídos, tendo sido traduzido em mais de 30 línguas até 2005.[8]




Índice






  • 1 Enredo


    • 1.1 Elementos


      • 1.1.1 Coração de Ouro


      • 1.1.2 Vogons


      • 1.1.3 Marvin, o Androide Paranóide






  • 2 Publicações impressas


    • 2.1 Romances




  • 3 Filme


  • 4 Ligações externas


  • 5 Bibliografia


  • 6 Referências





Enredo |





42, a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais.


As várias versões seguem praticamente o mesmo enredo básico. Contudo, uma vez que Adams reescreveu a história substancialmente para cada nova adaptação, os personagens muitas vezes estão em lugares mutuamente contraditórios. Ao longo de todas as versões, a série segue as aventuras de vários personagens, sendo os principais: Arthur Dent, um inglês azarado; Ford Prefect, um alienígena de um planeta pequeno em algum lugar nos arredores de Betelgeuse e coletor de informações turísticas para o famoso Guia do Mochileiro das Galáxias; Zaphod Beeblebrox, o semi-primo de Ford e o Presidente Galáctico; o deprimido robô Marvin, o Andróide Paranóide; e Trillian, anteriormente conhecida como Tricia McMillan, uma mulher que Arthur conhecera em uma festa em Islington.



Elementos |



Coração de Ouro |


Foi a primeira nave a empregar com sucesso o revolucionário Gerador de Improbabilidade Infinita. Sua estrutura de 150 metros de comprimento, afunilada e totalmente branca foi construída secretamente no planeta Damogran. Foi roubada durante a cerimônia de seu lançamento pelo então-presidente da Galáxia Zaphod Beeblebrox.


Os robôs e computadores da nave são equipados com uma das mais recentes inovações tecnológicas da Companhia Cibernética Sírius: a PHG (Personalidade Humana Genuína), que confere-lhes a habilidade de simular as mais diversas facetas do comportamento humano. Um exemplo são as portas, que quando abrem dão uma risadinha de satisfação. Eddie, o computador de bordo, por exemplo, possui uma PHG tão simpática e amigável que chega a irritar os ocupantes da nave; enquanto Marvin, o andróide de bordo, carrega consigo uma personalidade semelhante à de um maníaco-depressivo com tendências suicidas.



Vogons |


Os Vogons [9] são um povo conhecido pela sua inteligência, brutalidade, feiura e inaptidão de escrever poesias.[10]


Uma de suas equipes de construção foi responsável pela destruição do planeta Terra sob o pretexto de ser construída uma nova via hiperespacial.


Garth Jennings deliberadamente baseou sua concepção dos Vogons no trabalho do cartunista James Gillray (1757-1815). "Suas criações eram tão grotescas ... quando olhamos para elas, percebemos que eram os Vogons"[10] Em Mostly Harmless, Jeltz é mais uma vez responsável pela destruição da Terra, depois que os Vogons se infiltram nos escritórios da empresa Hitchhikers Guide para transformar o Guia em um dispositivo capaz de destruir todas as Terras em todas as dimensões, Esta vez, provavelmente, matando Arthur, Ford, Trillian e a filha de Arthur, Random - um destino esquivado pelos personagens na fase quintessencial.[11]


Na versão de televisão da história, os artesanatos são moldados como navio de batalhas, embora com um fundo plano através do qual as vigas de demolição são disparadas. Na versão do filme, o artesanato é cinza e cúbico, uma continuação da ênfase na burocracia na concepção de Vogons.[12]



Marvin, o Androide Paranóide |


Marvin é uma personagens da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, criada pelo escritor e radialista Douglas Adams.


Robô de bordo da espaçonave Coração de Ouro, Marvin é um dos protótipos da Companhia Cibernética Sírius projetados com a revolucionária tecnologia de Personalidade Humana Genuína (PHG). A PHG proporciona a esses protótipos as reações e emoções humanas mais variadas.


Marvin é descrito como tendo um "cérebro do tamanho de um planeta", com um QI pelo menos 30 bilhões de vezes superior ao de um ser humano. Entretanto, as funções para a quais é designado são das mais banais (como abrir portas, escoltar visitantes e sentar a um canto de uma sala e ser ignorado por todos). Essas tarefas tão absurdamente simples para seu intelecto superior resultam no PHG do androide uma profunda e prolongada depressão, além de um sentimento de completo desprezo pela vida. De acordo com Douglas Adams, a ideia para Marvin surgiu como paródia a Andrew Marshall, um escritor cômico. Stephen Moore, que o interpretou na rádio e TV, diz também que a criação da personagem foi também influenciada por Eeyore, personagem de Winnie The Pooh, e o chef de cozinha Clement Freud.[13]



Publicações impressas |



Romances |


De acordo com o próprio autor, o Guia era uma trilogia de 4 partes, formada pelos seguintes livros:




  • The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (no Brasil, O Guia do Mochileiro das Galáxias)


  • The Restaurant at the End of the Universe (no Brasil, O Restaurante no Fim do Universo)


  • Life, the Universe and Everything (no Brasil, A Vida, o Universo e Tudo Mais)


  • So Long, and Thanks For All the Fish (no Brasil, Até mais, e Obrigado pelos Peixes!)


Existe ainda um último volume Mostly Harmless (no Brasil Praticamente inofensiva) que, apesar de certa controvérsia, é considerado por muitos, parte da "Trilogia de 5 livros" de Douglas Adams.


Os 4 primeiros foram lançados originalmente no Brasil pela Editora Brasiliense. Posteriormente, foram traduzidos novamente e relançados em 2004 pela Editora Sextante depois da estreia do filme.


A continuidade da obra de Douglas Adams, And Another Thing... foi escrita por Eoin Colfer, autor da série Artemis Fowl, e foi publicada com autorização dos herdeiros de Douglas Adams, pois ele faleceu em 2001.



Filme |



Ver artigo principal: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (filme)

Em 2005, foi lançado pela Touchstone Pictures e pela Spyglass o longa metragem baseado no primeiro livro da série. Ainda assim existem várias diferenças entre a história do livro e o filme, todas acrescentadas pelo próprio autor Douglas Adams.



Ligações externas |




  • Douglas Adams - Site oficial


  • The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (em inglês) no Internet Movie Database (o filme)


  • The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (em inglês) no Internet Movie Database (a série de TV)



Bibliografia |



  • Adams, Douglas; Nile Bowie (2009). O guia dos mochileiro das galáxias (PDF). 1 Primeira ed. Estados Unidos: [s.n.] 118 páginas. 666. Consultado em 2 de julho de 2013  A referência emprega parâmetros obsoletos |coautor= (ajuda); Parâmetro desconhecido |url_seção= ignorado (ajuda)


Referências




  1. ab «As 42 coisas que você deve saber sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias - O livro». HowStuffWorks. Consultado em 29 de junho de 2012 


  2. ab «As 42 coisas que você deve saber sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias - A série do rádio». HowStuffWorks. Consultado em 29 de junho de 2012 


  3. «Sexto livro de "Guia Mochileiro das Galáxias" chega ao Brasil em novembro». Livraria da Folha. Consultado em 29 de junho de 2012 


  4. «As 42 coisas que você deve saber sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias - O programa de TV». HowStuffWorks. Consultado em 30 de junho de 2012 


  5. «As 42 coisas que você deve saber sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias - Além do Guia». HowStuffWorks. Consultado em 30 de junho de 2012 


  6. Gaiman, Neil (2003). Don't Panic: Douglas Adams and the "Hitchhiker's Guide to the Galaxy". [S.l.]: Titan Books. pp. 144–145. ISBN 1-84023-742-2 


  7. A wiki devoted to the history of H2G2 themed towels.


  8. Simpson, M. J. (2005). The Pocket Essential Hitchhiker's Guide Second Edition ed. [S.l.]: Pocket Essentials. p. 120. ISBN 1-904048-46-3 


  9. http://www.mania.com/hitchhikers-guide-to-galaxy-quintessential-phase-fit-twentysix_article_49054.html


  10. ab Quoted in Stamp, R. (Ed.) and Simpson, P. The Making of The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (Boxtree 2005), p.48


  11. "THE HITCHHIKER'S GUIDE TO THE GALAXY THE QUINTESSENTIAL PHASE: Fit the Twenty-Six" - Review by Jason Davis at Mania.com (retrieved 5 August 2008


  12. Quoted in Stamp, R. (Ed.) and Simpson, P. The Making of The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (Boxtree 2005), p.58


  13. «Exclusive interview with MARVIN... well i mean Stephen Moore !». douglasadams.eu. Consultado em 24 de agosto de 2011. Cópia arquivada em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 🔗 



  • Portal do cinema
  • Portal da literatura
  • Portal da ficção científica

























Popular posts from this blog

Why not use the yoke to control yaw, as well as pitch and roll? Announcing the arrival of...

Couldn't open a raw socket. Error: Permission denied (13) (nmap)Is it possible to run networking commands...

VNC viewer RFB protocol error: bad desktop size 0x0I Cannot Type the Key 'd' (lowercase) in VNC Viewer...