Anel do Pescador Uso | História | Referências Menu de navegaçãoGooglenotíciaslivrosacadêmico«No...


História do PapadoInsígnias, vestes e símbolos papais


latimitalianoPapaSão Pedropescadorapóstolossinete1842CamerlengoDecanoColégio dos CardeaisPapa FranciscoprataPapa Clemente IV1265Brasão papalbulas papaischumboséculo XV1842









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)




Imagem do anel do pescador do Papa Leão XIII.


O Anel do Pescador, também conhecido como Anulus Piscatoris (em latim) e o Anello Pescatorio (em italiano), é um símbolo oficial do Papa, o sucessor de São Pedro, que era um pescador. O anel de ouro apresenta um baixo-relevo de Pedro pescando de um barco, este símbolo deriva da tradição que os apóstolos eram "pescadores de homens" (Marcos 1:17). Através dos séculos, foi demonstração de respeito ao Papa ajoelhar-se e beijar o Anel do Pescador, tradição que continua até a atualidade.



Uso |




Fotografia do Papa Bento XVI usando o anel do pescador, 2007.


O Anel do Pescador era usado como um sinete até 1842 para selar documentos oficiais assinados pelo Papa.


Até há pouco tempo, após uma morte papal, o anel era cerimoniosamente esmagado na presença de outros cardeais pelo Camerlengo, a fim de evitar documentos falsos durante a Sede Vacante. Em caso de renúncia papal, o relevo do anel era raspado ou marcado com uma cruz. Um novo anel era fundido com o ouro do último anel para cada Papa. Ao redor da imagem está escrito em alto relevo o nome do respectivo Papa em Latim. Durante a cerimônia de Tomada Papal, o Decano do Colégio dos Cardeais coloca o anel no quarto dedo da mão direita do novo Papa.


Ao ser eleito, o Papa Francisco optou antes por um anel de prata dourada. Assim se converteu no primeiro Papa em usar um anel sem conter material do anel do Papa anterior[1].



História |


O primeiro registro do uso do anel do Pescador, foi pelo Papa Clemente IV, que o utilizou como um selo na carta para seu sobrinho Pedro Grossi em 1265, que foi usado para fechar toda a correspondência privada, pressionando o anel no lacre de cera vermelha derretida em um envelope. Os documentos públicos, pelo contrário, são selados pelo Brasão papal. Esses documentos foram historicamente chamado bulas papais, carimbadas com chumbo.


A utilização do Anel do Pescador foi alterada durante o século XV, quando foi usada para selar documentos oficiais. Essa prática foi abolida em 1842, quando a cera para a impressão do anel foi substituída por um carimbo com tinta vermelha.



Referências




  1. «No mais, Francisco só usa o anel do pescador em certas ocasiões já que normalmente leva o anel que possuía quando era bispo de Bueno Aires - 7 dados interessantes sobre o anel do Papa que talvez você não saiba, por Editor ChurchPOP, 7 de março de 2017.». pt.churchpop.com 






























Ícone de esboço
Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Anel do Pescador







Popular posts from this blog

VNC viewer RFB protocol error: bad desktop size 0x0I Cannot Type the Key 'd' (lowercase) in VNC Viewer...

Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela Referências Menu de...

looking for continuous Screen Capture for retroactivly reproducing errors, timeback machineRolling desktop...