Anel do Pescador Uso | História | Referências Menu de navegaçãoGooglenotíciaslivrosacadêmico«No...


História do PapadoInsígnias, vestes e símbolos papais


latimitalianoPapaSão Pedropescadorapóstolossinete1842CamerlengoDecanoColégio dos CardeaisPapa FranciscoprataPapa Clemente IV1265Brasão papalbulas papaischumboséculo XV1842









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)




Imagem do anel do pescador do Papa Leão XIII.


O Anel do Pescador, também conhecido como Anulus Piscatoris (em latim) e o Anello Pescatorio (em italiano), é um símbolo oficial do Papa, o sucessor de São Pedro, que era um pescador. O anel de ouro apresenta um baixo-relevo de Pedro pescando de um barco, este símbolo deriva da tradição que os apóstolos eram "pescadores de homens" (Marcos 1:17). Através dos séculos, foi demonstração de respeito ao Papa ajoelhar-se e beijar o Anel do Pescador, tradição que continua até a atualidade.



Uso |




Fotografia do Papa Bento XVI usando o anel do pescador, 2007.


O Anel do Pescador era usado como um sinete até 1842 para selar documentos oficiais assinados pelo Papa.


Até há pouco tempo, após uma morte papal, o anel era cerimoniosamente esmagado na presença de outros cardeais pelo Camerlengo, a fim de evitar documentos falsos durante a Sede Vacante. Em caso de renúncia papal, o relevo do anel era raspado ou marcado com uma cruz. Um novo anel era fundido com o ouro do último anel para cada Papa. Ao redor da imagem está escrito em alto relevo o nome do respectivo Papa em Latim. Durante a cerimônia de Tomada Papal, o Decano do Colégio dos Cardeais coloca o anel no quarto dedo da mão direita do novo Papa.


Ao ser eleito, o Papa Francisco optou antes por um anel de prata dourada. Assim se converteu no primeiro Papa em usar um anel sem conter material do anel do Papa anterior[1].



História |


O primeiro registro do uso do anel do Pescador, foi pelo Papa Clemente IV, que o utilizou como um selo na carta para seu sobrinho Pedro Grossi em 1265, que foi usado para fechar toda a correspondência privada, pressionando o anel no lacre de cera vermelha derretida em um envelope. Os documentos públicos, pelo contrário, são selados pelo Brasão papal. Esses documentos foram historicamente chamado bulas papais, carimbadas com chumbo.


A utilização do Anel do Pescador foi alterada durante o século XV, quando foi usada para selar documentos oficiais. Essa prática foi abolida em 1842, quando a cera para a impressão do anel foi substituída por um carimbo com tinta vermelha.



Referências




  1. «No mais, Francisco só usa o anel do pescador em certas ocasiões já que normalmente leva o anel que possuía quando era bispo de Bueno Aires - 7 dados interessantes sobre o anel do Papa que talvez você não saiba, por Editor ChurchPOP, 7 de março de 2017.». pt.churchpop.com 






























Ícone de esboço
Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Anel do Pescador







Popular posts from this blog

Couldn't open a raw socket. Error: Permission denied (13) (nmap)Is it possible to run networking commands...

VNC viewer RFB protocol error: bad desktop size 0x0I Cannot Type the Key 'd' (lowercase) in VNC Viewer...

Why not use the yoke to control yaw, as well as pitch and roll? Announcing the arrival of...