Área de Proteção Ambiental do Planalto Central Referências Ligações Externas | Menu de...


Áreas de proteção ambiental do Brasil


Planalto Centralunidade de conservaçãoICMBioMinistério do Meio Ambiente - MMAPlano de Manejo









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


A Área de proteção ambiental (APA) do Planalto Central é uma unidade de conservação Federal de Uso Sustentável. Foi criada em 2002 pelo Decreto s/n de 10 de janeiro de 2002, da Presidência da República do Brasil.


A unidade é gerida pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia do governo federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente - MMA.
Sabendo disso ajudemos a preservá-la
A APA abrange uma área de 504.160 ha, dos quais 375.480 ha estão no Distrito Federal e 128.680 ha no Estado de Goiás. Esses valores correspondem a 65,72% da área do DF e 0,37% do território de GO, compreendendo partes dos municípios de Padre Bernardo e de Planaltina (GO) e de 18 regiões administrativas do Distrito Federal.[1]


A APA do Planalto Central está inserida em um território de relevante interesse nacional e regional, já que, além de abrigar a Capital Federal, estão localizadas as nascentes de vários cursos d’água formadores de três grandes bacias hidrográficas do país – São Francisco, Araguaia-Tocantins e Paraná.


A portaria de aprovação do Plano de Manejo da Unidade de Conservação foi publicada no Diário Oficial da União em 20 de abril de 2015, definindo as normas de uso e o seu zoneamento.


Os levantamentos constantes no diagnóstico do Plano de Manejo estimaram que 52,6% da área da APA do Planalto Central, em 2009, encontravam-se cobertas pelos diferentes tipos fitofisionômicos de vegetação do Bioma Cerrado. Esses remanescentes estão representados por diversas fitofisionomias, tais como cerrado Sentido Restrito, Campos Rupestres, Matas Secas, Cerradão, Veredas e Parques de Cerrado, segundo classificação de Ribeiro e Walter[2] . Destacam-se as Veredas e os Parques de Cerrado que constituem áreas úmidas formadoras de nascentes.


O Conselho da APA do Planalto Central é formado por 33 entidades, sendo 16 da sociedade civil, 17 governamentais e a própria unidade de conservação. O conselho é consultivo e reúne-se periodicamente para discutir assuntos relacionados à APA do Planalto Central.



Referências




  1. MMA - ICMBio (2015). Plano de Manejo da APA do Planalto Central - Brasília. [S.l.: s.n.] 


  2. Ribeiro; Walter, J.F.; B.M.T. (2008). As principais fitofisionomias do Bioma Cerrado in Cerrado: Ecologia e Flora. [S.l.: s.n.] 



Ligações Externas |



  • SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação

  • Decreto de Criação

  • ICMBio

  • Plano de Manejo da APA do Planalto Central




Popular posts from this blog

Couldn't open a raw socket. Error: Permission denied (13) (nmap)Is it possible to run networking commands...

VNC viewer RFB protocol error: bad desktop size 0x0I Cannot Type the Key 'd' (lowercase) in VNC Viewer...

Why not use the yoke to control yaw, as well as pitch and roll? Announcing the arrival of...