Área de Proteção Ambiental do Planalto Central Referências Ligações Externas | Menu de...


Áreas de proteção ambiental do Brasil


Planalto Centralunidade de conservaçãoICMBioMinistério do Meio Ambiente - MMAPlano de Manejo









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


A Área de proteção ambiental (APA) do Planalto Central é uma unidade de conservação Federal de Uso Sustentável. Foi criada em 2002 pelo Decreto s/n de 10 de janeiro de 2002, da Presidência da República do Brasil.


A unidade é gerida pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia do governo federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente - MMA.
Sabendo disso ajudemos a preservá-la
A APA abrange uma área de 504.160 ha, dos quais 375.480 ha estão no Distrito Federal e 128.680 ha no Estado de Goiás. Esses valores correspondem a 65,72% da área do DF e 0,37% do território de GO, compreendendo partes dos municípios de Padre Bernardo e de Planaltina (GO) e de 18 regiões administrativas do Distrito Federal.[1]


A APA do Planalto Central está inserida em um território de relevante interesse nacional e regional, já que, além de abrigar a Capital Federal, estão localizadas as nascentes de vários cursos d’água formadores de três grandes bacias hidrográficas do país – São Francisco, Araguaia-Tocantins e Paraná.


A portaria de aprovação do Plano de Manejo da Unidade de Conservação foi publicada no Diário Oficial da União em 20 de abril de 2015, definindo as normas de uso e o seu zoneamento.


Os levantamentos constantes no diagnóstico do Plano de Manejo estimaram que 52,6% da área da APA do Planalto Central, em 2009, encontravam-se cobertas pelos diferentes tipos fitofisionômicos de vegetação do Bioma Cerrado. Esses remanescentes estão representados por diversas fitofisionomias, tais como cerrado Sentido Restrito, Campos Rupestres, Matas Secas, Cerradão, Veredas e Parques de Cerrado, segundo classificação de Ribeiro e Walter[2] . Destacam-se as Veredas e os Parques de Cerrado que constituem áreas úmidas formadoras de nascentes.


O Conselho da APA do Planalto Central é formado por 33 entidades, sendo 16 da sociedade civil, 17 governamentais e a própria unidade de conservação. O conselho é consultivo e reúne-se periodicamente para discutir assuntos relacionados à APA do Planalto Central.



Referências




  1. MMA - ICMBio (2015). Plano de Manejo da APA do Planalto Central - Brasília. [S.l.: s.n.] 


  2. Ribeiro; Walter, J.F.; B.M.T. (2008). As principais fitofisionomias do Bioma Cerrado in Cerrado: Ecologia e Flora. [S.l.: s.n.] 



Ligações Externas |



  • SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação

  • Decreto de Criação

  • ICMBio

  • Plano de Manejo da APA do Planalto Central




Popular posts from this blog

VNC viewer RFB protocol error: bad desktop size 0x0I Cannot Type the Key 'd' (lowercase) in VNC Viewer...

Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela Referências Menu de...

looking for continuous Screen Capture for retroactivly reproducing errors, timeback machineRolling desktop...