Nostoi Referências Ligações externas | Menu de navegaçãoEpic Cycle, fragmentsProclus' Summary of the...
Literatura perdidaPoemas épicos em grego
transl.epopeiaGrécia antigaHegésias de SalaminaAgias de TrezenaEumelo de CorintoHomeroCiclo Troianoguerra de TroiahexâmetrosheróisGuerra de Troia
Os Nostoi (em grego antigo Νόστοι, transl. Nóstoi, literalmente 'retornos') são uma epopeia perdida da Grécia antiga atribuída pelos antigos a Hegésias de Salamina, Agias de Trezena, [1]Eumelo de Corinto ou mesmo a Homero.
Os Nostoi faziam parte do Ciclo Troiano, um conjunto de obras que traçavam a história da guerra de Troia. Cronologicamente, foram posteriores a O Saque de Troia e precederam a Odisseia. A datação da obra é extremamente incerta, podendo ter sido concluída entre os séculos VII a.C. e VI a.C..
Somente cinco linhas e meia do poema original chegaram à nossa época. Um resumo detalhado da obra está na Crestomatia attribuída a Proclo.[2] Tradução de Gregory Nagy O poema é dividido em cinco livros escritos em hexâmetros, que contam o retorno ao lar dos heróis gregos, após a Guerra de Troia.
Referências
↑ Epic Cycle, fragments
↑ (em inglês) Proclus, The Epic Cycle. Por Gregory Nagy (ed.). Proclus' Summary of the Nostoi, attributed to Agias of Trozen.
Ligações externas |
- (em inglês) Fragments of the Returns.
- (em inglês) Fragments of the Nostoi. Tradução de H.G. Evelyn-White, 1914 (domínio público)
- (em inglês) Fragments of complete Epic Cycle. Tradução de H.G. Evelyn-White, 1914; Projeto Gutenberg